Resultados Finais da Votação Pública NameExoWorlds - 15.12.2015

 

COMUNICADO DE IMPRENSA - 15 dezembro 2015 | SPA

 

Resultados Finais da Votação Pública NameExoWorlds


Os nomes de 19 novos "ExoWorlds" ou mundos extrassolares (14 estrelas e os 31 exoplanetas que as orbitam) foram escolhidos por votação pública no concurso NameExoWorlds e reconhecidos pela IAU. Mais de meio milhão de votos oriundos de 182 países contribuíram para a eleição dos nomes oficiais dos novos mundos, traduzindo um interesse verdadeiramente global em astronomia.

 

Há milénios que as pessoas dão nomes aos objetos celestes, no entanto, a autoridade responsável pela atribuição dos nomes oficiais é a União Astronómica Internacional (IAU). O concurso NameExoWorlds surgiu como a primeira oportunidade dada ao público em geral de atribuir os nomes oficiais a exoplanetas e às suas estrelas. Os nomes vencedores irão ser usados em paralelo com a nomenclatura científica existente, com os devidos créditos para os clubes ou organizações que os propuseram.

 

A votação terminou a 31 de outubro de 2015, com um total de 573 242 votos que contribuíram para a atribuição de nomes a 31 exoplanetas e 14 "estrelas hospedeiras". Os proponentes dos nomes vencedores, além de terem a oportunidade fantástica de nomear um corpo celeste irão receber uma placa comemorativa da sua importante contribuição para a astronomia.

 

O público votou nos 274 nomes propostos para os ExoWorlds que foram apresentados por diversas organizações, de 45 países, ligadas à astronomia (iau1511) – organizações que incluíram grupos de astronomia amadora, escolas, universidades e planetários. As propostas vencedoras vieram de diversas partes do globo - 4 da América do Norte (EUA, Canadá), 1 da América Latina (México), 2 da África e Médio Oriente (Marrocos, Síria), 6 da Europa (França, Itália, Holanda, Espanha, Suíça), e 6 da Ásia-Pacífico (Austrália, Japão, Tailândia).

 

O Grupo de Trabalho do Comité Executivo da IAU para a Escolha Pública dos Nomes de Planetas e Satélites Planetários validou individualmente todas os nomes vencedores da votação, conforme as normas estipuladas, e fez, quando necessárias, alterações adequadas às propostas originais, em pleno acordo com os proponentes.

 

Porém, após longa deliberação, a Comissão decidiu anular a votação relativa a um ExoWorld em particular - tau Boötis – já que o nome vencedor não estava em conformidade com as normas da IAU para a atribuição de nomes a exoplanetas. Por esta razão, a IAU irá organizar um novo concurso para decidir o futuro nome de tau Boötis.

 

Os nomes escolhidos identificam-se com os de diferentes figuras mitológicas da multiplicidade de culturas que surgiram ao longo da história, e também com os de cientistas famosos, personagens de ficção, cidades da antiguidade e palavras selecionadas de línguas antigas:

 

 

 

Estrela

14 Andromedae

Veritate

Planeta

14 Andromedae b

Spe

 

Estrela

18 Delphini

Musica

Planeta

18 Delphini b

Arion

 

Estrela

42 Draconis

Fafnir

Planeta

42 Draconis b

Orbitar

 

Estrela

47 Ursae Majoris

Chalawan

Planeta

47 Ursae Majoris b

 

Taphao Thong

Planeta

47 Ursae Majoris c

Taphao Kaew

 

Estrela

51 Pegasi

Helvetios

Planeta

51 Pegasi b

Dimidium

 

Estrela

55 Cancri

Copernicus

Planeta

55 Cancri b

Galileo

Planeta

55 Cancri c

Brahe

Planeta

55 Cancri d

Lippershey

Planeta

55 Cancri e

Janssen

Planeta

55 Cancri f

Harriot

 

Planeta

Ain b (epsilon Tauri b)

Amateru

 

Planeta

Edasich b (iota Draconis b)

Hypatia

 

Estrela

epsilon Eridani

Ran

Planeta

epsilon Eridani b

AEgir

 

Planeta

Errai b (gamma Cephei b)

Tadmor

 

Planeta

Fomalhaut b (alpha Piscis Austrini b)

Dagon

 

Estrela

HD 104985

Tonatiuh

Planeta

HD 104985 b

Meztli

 

Estrela

HD 149026

Ogma

Planeta

HD 149026 b

Smertrios

 

Estrela

HD 81688

Intercrus

Planeta

HD 81688 b

Arkas

 

Estrela

mu Arae

Cervantes

Planeta

mu Arae b

Quijote

Planeta

mu Arae c

Dulcinea

Planeta

mu Arae d

Rocinante

Planeta

mu Arae e

Sancho

 

Planeta

Pollux b (beta Geminorum b)

Thestias

 

Estrela

PSR 1257+12

Lich

Planeta

PSR 1257+12 b

Draugr

Planeta

PSR 1257+12 c

Poltergeist

Planeta

PSR 1257+12 d

Phobetor

     

Estrela

upsilon Andromedae

Titawin

Planeta

upsilon Andromedae b

Saffar

Planeta

upsilon Andromedae c

Samh

Planeta

upsilon Andromedae d

Majriti

     

Estrela

xi Aquilae

Libertas

Planeta

xi Aquilae b

Fortitudo

 

 

A lista completa dos resultados, incluindo a contagem dos votos, os nomes proponentes e respetivas citações foi publicada no site IAU NameExoWorlds.

 

Portugal participou, através do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, com uma proposta para o sistema Mu Arae, da constelação de Ara, situado a aproximadamente 50,6 anos-luz. Os nomes sugeridos foram os seguintes: Lusitânia, para a estrela mu Arae, e Caravela, Adamastor, Esperança e Saudade para os respetivos planetas do sistema. A proposta portuguesa foi a segunda mais votada para este sistema, cabendo a vitória à proposta espanhola, do Planetário de Pamplona, com uma homenagem a Cervantes e às personagens da sua célebre obra “Dom Quixote de La Mancha”.

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

 

· A IAU - International Astronomical Union (União Astronómica Internacional) - é uma organização que reúne mais de 12 000 astrónomos profissionais de quase 100 países. A sua missão é promover e salvaguardar a ciência da astronomia em todas as suas vertentes, através da cooperação internacional. A IAU é também a autoridade internacionalmente reconhecida para atribuir designações aos corpos celestes e às suas características de superfície. Fundada em 1919, a IAU é a maior organização profissional de astrónomos do mundo.

 

· A Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) é uma  associação sem fins lucrativos criada em 1999, tem por objectivo promover o desenvolvimento da astronomia, no seu sentido mais lato, em Portugal. A SPA tem como sócios indivíduos de nacionalidade portuguesa e estrangeira, que desenvolvem atividade na astronomia a nível profissional em, ou em colaboração com Portugal. A SPA goza ainda de uma posição privilegiada junto dos institutos de astronomia em Portugal, favorecendo a participação conjunta da comunidade científica nacional com representatividade institucional equitativa, sem prejuízo das atividades individuais de divulgação dos diversos centros de I&D em astronomia.

 

LIGAÇÕES:

 

·      IAU NameExoWorlds: http://nameexoworlds.iau.org/

·      IAU Naming Theme: https://www.iau.org/public/themes/naming/

·      Naming of Exoplanets: http://www.iau.org/public/themes/naming_exoplanets/

 

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa da IAU 1514; a responsável pela tradução é Teresa Direitinho do NUCLIO.



COMUNICADO DE IMPRENSA em pdf.