Equipa Portuguesa conquista duas menções honrosas nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica 2016 - 19.12.2016
EQUIPA PORTUGUESA CONQUISTA DUAS MENÇÕES HONROSAS NAS OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 2016 | SPA
A equipa portuguesa que competiu na 10ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) regressa a Portugal com duas menções honrosas obtidas pelos estudantes Diogo Ribeiro e Vasco Esteves.
As IOAA 2016 terminam hoje, dia 19 de dezembro de 2016 na cidade de Bhubaneswar, na Índia. Na competição, que decorreu ao longo de 10 dias, participaram 234 alunos de 42 países.
Portugal esteve representado por uma equipa constituída por quatro estudantes: Diogo Ribeiro, Ivo Gonçalves, João Pedro Gomes e Vasco Esteves, atualmente estudantes do Instituto Superior Técnico.
Os estudantes competiram em tês provas individuais e uma de grupo. As provas individuais incluíram uma prova observacional dividida em planetário, carta celeste e observação com telescópio, uma prova teórica e uma prova de análise de dados.
O líder da equipa portuguesa foi o astrónomo Jorge Grave, docente da Universidade Lusófona do Porto (ULP) e membro do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA): "Foram bons resultados da equipa portuguesa. Este ano, as olimpíadas internacionais decorreram em dezembro, pelo que todos os estudantes da nossa equipa já estão a frequentar a universidade e tiveram de fazer um esforço suplementar para conciliar o estudo para as suas disciplinas com a preparação para as olimpíadas. Esperamos que estes resultados inspirem mais jovens portugueses com interesse pela astronomia a participar nas olimpíadas nacionais e, assim, terem a oportunidade de tentar obter uma vaga num evento como as IOAA onde, para além dos prémios, eles têm a possibilidade de conviver com jovens de vários países e conhecer culturas diferentes.”
As IOAA realizam-se desde 2007. Trata-se de uma competição internacional de alto nível para os estudantes do ensino secundário, que promove o ensino e os conhecimentos de astronomia e astrofísica. Portugal participa nas IOAA desde 2011. Em 2017, a competição terá lugar na Tailândia.
As Olimpíadas de Astronomia são um dos pilares visíveis da SPA na disseminação da astronomia junto do grande público. Neste caso particular o alvo são estudantes do ensino secundário. Esta competição nacional seleciona os estudantes que representam Portugal na competição internacional.
Em 2016 as Olimpíadas de Astronomia contaram com o apoio da:
- Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
- Fundação Calouste Gulbenkian
- Planetario de Espinho
- Centro Multimeios de Espinho
- Instituto Superior Técnico
- Centro Ciência Viva de Constância - Parque de Astronomia
- Planetario - Casa da Ciência de Braga
- Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Ministério da Educação e Ciência.
A equipa portuguesa: João Pedro Gomes, Vasco Esteves, Diogo Ribeiro e Ivo Gonçalves
(da esquerda para a direita).
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
10th IOAA - http://www.ioaa2016.in
A Sociedade Portuguesa de Astronomia - SPA - é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999, tem por objectivo promover o desenvolvimento da astronomia, no seu sentido mais lato, em Portugal. A SPA tem como sócios indivíduos de nacionalidade portuguesa e estrangeira, que desenvolvem actividade na astronomia a nível profissional em, ou em colaboração com Portugal. A SPA goza ainda de uma posição privilegiada junto dos institutos de astronomia em Portugal, favorecendo a participação conjunta da comunidade científica nacional com representatividade institucional equitativa, sem prejuízo das actividades individuais de divulgação dos diversos centros de I&D + I em astronomia.