Doutoramento (3º Ciclo)
FCUP - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
PROPINA INTEGRAL 2013/2014 - 2750,00 EUR
PROPINA PARCIAL 2013/2014 - 1650,00 EUR
NUMERUS CLAUSUS 2013/2014 - 10
DESCRIÇÃO:
A astronomia/astrofísica é um espaço privilegiado para a formação multidisciplinar, já que abrange vários domínios da ciência e da tecnologia. A formação avançada adequada dos futuros astrónomos e investigadores é um desafio, face à exigência dos grandes projectos da astronomia europeia, quer no ESO quer na ESA. Este programa de doutoramento proporciona essa oportunidade de formação avançada, com uma abordagem verdadeiramente internacional e integrada nas atividades de um centro de excelência de investigação em ciências do espaço, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).
O objetivo deste 3º Ciclo de Estudos em Astronomia é preparar a formação dos futuros astrónomos, técnicos e/ou investigadores, a um nível internacionalmente competitivo. Este Ciclo é sustentado num plano de formação avançada de qualidade, em tópicos atuais e com relevância para os grandes projectos Europeus (ESO & ESA), sendo suportado pela atividade de investigação em curso no CAUP, que é uma unidade de I&D de excelência.
o 3º Ciclo em Astronomia atrai alunos nacionais e estrangeiros de elevada qualidade, preferencialmente licenciados ou com um 2º Ciclo, em Astronomia, e que tenham uma sólida formaçao em Física, Matemática e/ou outras áreas afins à Astronomia.
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Doutoramento Engenharia Física - ProDEF
PROPINA ANUAL - 3000,00 EUR
NUMERUS CLAUSUS - 6 (NOTA: vagas por UC para unidades curriculares singulares: 5)
DESCRIÇÃO:
A engenharia física situa-se na interface da física aplicada e da engenharia. Lida com situações complexas, interdisciplinares e multidisciplinares onde os conhecimentos e princípios da Física são fundamentais.
O Programa Doutoral em Engenharia Física – ProDEF é destinado a dotar os estudantes com as ferramentas necessárias para desenvolverem trabalhos na indústria, na investigação ou em organizações internacionais que mantêm grandes infraestruturas de investigação. Os temas centrais do ProDEF são:
- Física e Engenharia dos plasmas, incluindo plasmas espaciais;
- Física e Engenharia do espaço, incluindo astrofísica e instrumentação associada;
- Física e Engenharia da matéria condensada e dos materiais;
- Física e Engenharia nuclear e das altas energias.
O plano de estudos do ProDEF está organizado em 6 semestres totalizando 180 ECTS. No primeiro ano tem lugar o "Seminário de Projeto de Investigação" de 30 ECTS onde o estudante prepara o estado da arte e o plano de tese juntamente com 30 ECTS de unidade curriculares opcionais de diferentes áreas do conhecimento que, para cada doutoramento específico, melhor se adequem. Nos anos seguintes tem lugar o trabalho de investigação conducente ao Doutoramento. Procura-se que os estudantes desenvolvam o seu trabalho integrados em unidades de investigação de referência assim como instituições internacionais. O grau de Doutor em Engenharia Física é abrangente, respondendo às necessidades de mobilidade de uma carreira competitiva a nível internacional.
Contactos:
Dra. Sandra Costa
E-mail: secdef@fe.up.pt
Telefone(s): +351 22 041 3136 / +351 22 508 1986 / + 351 22 508 1960
FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Doutoramento em Astronomia e Astrofísica
PROPINA ANUAL 2013/2014 - 2750,00 EUR
Coordenador de Curso: António Joaquim Rosa Amorim Barbosa
Departamento do Prof. Coordenador: Física
OBJETIVOS:
Em condições normais, este 3º Ciclo confere continuidade ao 2º Ciclo em Astronomia e Astrofísica da FCUL, ou a outro considerado equivalente oferecido em Portugal ou no estrangeiro.
No 2º Ciclo o aluno recebeu uma formação simultaneamente abrangente e especializada iniciando-se ao mesmo tempo na investigação através da sua inserção num centro de investigação. Trata-se agora de complementar essa etapa, oferecendo uma formação avançada que confira especialização num domínio específico da Astronomia e Astrofísica e cujo resultado final revele a autonomia científica do aluno e a sua capacidade de produção de trabalho de investigação original reconhecido pela comunidade internacional através da sua divulgação em publicações internacionais com sistema de arbitragem.
Em síntese, ao longo deste processo o aluno terá que adquirir as seguintes competências:
- Formação académica avançada em Astronomia e Astrofísica e/ou Cosmologia, numa perspetiva de investigação, que lhe permita uma boa integração num meio de investigação em Astrofísica;
- Capacidade de identificar, estudar e investigar um tópico relevante em Astronomia e Astrofísica;
- Familiaridade com os meios computacionais indispensáveis ao trabalho em Astronomia/Astrofísica;
- Conhecimento dos meios e das Instituições Internacionais de Astronomia (ESO e ESA), das quais Portugal é membro de pleno direito, com vista à utilização dos seus telescópios e outras facilidades;
- Capacidade de dominar a literatura científica especializada e de se manter atualizado no que respeita à literatura mais recente;
- Capacidade de trabalhar em conjunto com especialistas nacionais ou estrangeiros e participar em redes nacionais ou estrangeiras;
- Capacidade de comunicar os resultados da sua investigação através dos canais próprios da disciplina, quer a nível nacional quer internacional.
Percursos alternativos (ramos, especialidades, opções, se existirem): N/A
Duração: 2 anos
Propina anual: 2750,00 EUR
Contactos:
E-Mail: fisica.geral@fc.ul.pt
Telefone(s): 217 500 055/847/980
IST - Instituto Superior Técnico
Universidade Técnica de Lisboa
DESCRIÇÃO:
O Departamento de Física do IST oferece um Programa de Doutoramento em Física cobrindo todas as áreas de especialização dos seus professores e investigadores, em estreita colaboração com os centros de investigação associados ao Departamento de Física. As principais áreas do Programa Doutoral são:
- Física das Partículas e de Altas Energias, Física Nuclear, Astrofísica e Cosmologia;
- Física da Matéria Condensada, Nanotecnologia, Física do Estado Sólido e Física Atómica e Molecular;
- Física dos Plasmas, Fusão Nuclear, Fotónica e Lasers Intensos.
Outras áreas de investigação do Departamento de Física (e.g. Geofísica, Sistemas Dinâmicos, Energias Renováveis e Física Biomédica) são igualmente cobertas pelo Programa Doutoral.
O Programa de Doutoramento em Física em conjunto com o Programa de Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica integram o 3º ciclo de estudos superiores resultantes da aplicação do Acordo de Bolonha. Eles complementam a formação básica em física ao nível dos 1º e 2º ciclos no IST, consubstanciada através do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica.
Programa Doutoral em Engenharia Física Tecnológica
DESCRIÇÃO:
O Departamento de Física do IST oferece um Programa de Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica cobrindo algumas áreas de especialização dos seus professores e investigadores, em estreita colaboração com os centros de investigação associados ao Departamento de Física. As principais áreas do Programa Doutoral são:
- Física dos Plasmas, Fusão Nuclear, Fotónica e Lasers Intensos;
- Física da Matéria Condensada, Nanotecnologia e Física do Estado Sólido;
- Física das Partículas, Física Nuclear e Astrofísica.
Outras áreas de investigação do Departamento de Física (e.g. Energias Renováveis e Física Biomédica) são igualmente cobertas pelo Programa Doutoral.
O Programa de Doutoramento em Engenharia Física Tecnológica em conjunto com o Programa de Doutoramento em Física integram o 3º ciclo de estudos superiores resultantes da aplicação do Acordo de Bolonha. Eles complementam a formação básica em física e em engenharia física ao nível dos 1º e 2º ciclos de estudos no IST, consubstanciada através do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica.
Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora
Doutoramento em Astrofísica Computacional
Código: 234, Duração: 3 anos, ECTS: 180
I. Objectivos Científicos:
1. Dar formação avançada em metodologias e técnicas actualmente utilizadas em Astrofísica Computacional, nomeadamente:
1.1. High Performance Computing - metodologias de paralelização e programação em ambientes de que utilizam multi-processadores (supercomputadores ou clusters de computadores) e beneficiar da utilização dos recentes avanços ao nível de GPUs.
1.2 Métodos numéricos para modelação de fluidos Astrofísicos magnetizados e não magnetizados, incluindo métodos SPH e N-body.
1.3 Geração automática de grelhas, e.g., "Adaptive Mesh Refinement".
2. Aquisição de conhecimentos avançados em topicos da Astrofísica/Astronomia modernas (e.g., fluidos e plasmas Astrofísicos, Turbulência Compressível, Física do Espaço Interestelar, Astronomia Galáctica, Astrofísica Estelar e Cosmologia).
3. Responder aos desafios da Astronomia/Astrofísica modernas, através da resolução de problemas actualmente alvo de investigação por parte da comunidade científica.
II. Objectivos Profissionais:
1. Criação de uma mão de obra qualificada e especializada capaz de:
1.1 Participar nos trabalhos comissionados `a Universidade de Évora, no âmbito das missões espaciais e projectos internacionais.
1.2 Criar e desenvolver modelos teóricos e numéricos que possam responder a questões fundamentais da Astrofísica/Astronomia e sejam utilizados pela comunidade científica na interpretação e modelação de dados observacionais, obtidos com telescópios terrestres e espaciais;
1.3 Responder às necessidades actuais das universidades europeias e americanas no âmbito de ciências físicas computacionais;
2. Permitir a mobilidade profissional dos formados neste curso doutoral como consequência de uma formação multidisciplinar em técnicas numéricas e de computação avançada, com aplicação a outras áreas de investigação da Física, Matemática Aplicada e Engenharia, e.g., Biofísica, Geociências, Física da Atmosfera, Ciências Biomédicas, Engenharia Financeira, Análise e Cálculo de Risco em Mercados de Capitais entre outros.
Condições de Admissão
1. Licenciatura ou 1º ciclo em Física, Matemática, Astronomia e Ciências da Computação ou áreas cientificas afins com currículo escolar ou científico relevante.
2. Mestrado ou 2º ciclo em Física, Matemática, Astronomia e Ciências da Computação ou áreas cientificas afins com currículo escolar ou científico relevante.
3. Frequência de programas doutorais ou 3º ciclos em Física, Matemática e Astronomia ou de conteúdo Físico, Matemático e Astrofísico considerados suficiente.
4. Bolseiros de Investigação contratados no âmbito de projectos de investigação em Astrofísica/Astronomia.
INFORMAÇÃO ESPECÍFICA:
Escola: Instituto de Investigação e Formação Avançada
6 semestres de duração
180 ECTS (36 obrigatórios; 12 optativos; 132 dissertação)
Edição 2013/2016
regime: Pós-laboral
nº mínimo de alunos: 1
nº de vagas: 5
data de início: 12/09/2013
total da propina: 3500,00 EUR