Sociedade Portuguesa de Astronomia com nova Direção

 
A 1 de janeiro de 2025, a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) iniciou um novo ciclo com a sua nova Direção. 
 
 
José Afonso, investigador no Departamento de Física da Universidade de Lisboa e no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), e Sónia Antón, investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia e no Centro de Física da Universidade de Coimbra, mantêm-se como presidente e vogal, respetivamente. Gustavo Rojas, do NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, junta-se à equipa como vogal, trazendo a sua grande experiência na educação e no ensino da Astronomia.
 
Para o biénio 2025-2027, a nova Direção pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, com o objetivo de, a nível internacional, consolidar o impacto da astronomia portuguesa, e a nível nacional, aumentar a sua projeção junto das gerações mais novas. "Portugal tem vindo a ganhar destaque em projetos internacionais de referência, demonstrando o crescimento robusto da nossa comunidade científica. O nosso compromisso é continuar a reforçar essa trajetória, criando novas oportunidades para a investigação nacional. Ao mesmo tempo, para manter o nosso crescimento há que apoiar a formação das futuras gerações de investigadores portugueses, algo que será intensificado neste próximo biénio.", afirma José Afonso.
 
A eleição da nova Direção teve lugar em setembro de 2024, durante a Assembleia Geral da SPA, realizada no âmbito do XXXIV Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica.