Congresso Europeu de Ciências Planetárias (European Planetary Science Congress - EPSC) 2014, Cascais, Portugal
Congresso Europeu de Ciências Planetárias - EPSC
COMUNICADO DE IMPRENSA PARA O CONGRESSO EUROPEU DE CIENCIAS PLANETARIAS (EUROPEAN PLANETARY
SCIENCE CONGRESS - EPSC) 2014 EM CASCAIS, PORTUGAL
DATA: 4 de setembro de 2014
Ref. LANÇAMENTO: NUCLIO14/01
NUCLIO AVISO DE IMPRENSA
O Congresso Europeu de Ciências Planetárias (EPSC) 2014 começa já na próxima semana: cerca de 800 cientistas vindos de todo o mundo irão reunir-se em Cascais, Portugal, de Domingo, dia 7 a Sexta-feira, dia 12 de Setembro de 2014, no Centro de Congressos do Estoril. O EPSC é o maior encontro Europeu de ciências planetárias contando com 52 sessões, cerca de 800 trabalhos, entre apresentações e pósteres submetidos. O programa de 2014 irá ter como maior destaque os mais recentes resultados da Missão Rosetta, da Agência Espacial Europeia.
DESTAQUES
- Rosetta (Sessão especial) SB0
Segunda-feira, 08 de Setembro, 11:00–12:30 / 14:00–15:30 / Sala Jupiter
Uma sessão especial com palestrantes convidados dedicada à apresentação dos primeiros (e mais recentes) resultados da missão Rosetta, obtidos sobre o cometa 67P/Churuymov-Gerasimenko, após o famoso rendez-vous ocorrido no passado dia 6 de Agosto.
- Celebração dos 10 anos da exploração com a Cassini-Huygens GP3
Terça-feira, 09 de Setembro, 09:00–12:30 / 14:00–17:30 / Sala Jupiter
Quarta-feira, 10 de Setembro, 09:00–12:30 / 14:00–15:50 / Sala Saturn
Esta sessão irá, através de uma série de convidados, representar um apanhado geral das maiores descobertas da Cassini-Huygens nos seus 10 anos de exploração do planeta Saturno e dos seus anéis.
- Encontro sobre Análogos Planetários TM1
Terça-feira, 09 de Setembro, 09:00–12:30 / Sala Mars
Um encontro público informal sobre o planeta Marte e análogos planetários terrestres, organizado pelo International Space Exploration Coordination Group (ISECG), um comité de agências espaciais para coordenar a exploração planetária.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA 2014
A cidade de Cascais irá ainda acolher, a decorrer em paralelo com o EPSC2014, o Encontro Internacional de Educação em Astronomia 2014: motivação para as ciências e aprendizagem de matemática e tecnologia através da educação em Astronomia, organizado localmente pelo Núcleo Interativo de Astronomia e a nível internacional pelo Global Hands-on Universe (http://handsonuniverse.org/astroeducation/). Este encontro, apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, vai permitir que no futuro se combinem esforços para a produção de atividades e utilização de recursos educativos de excelência, aplicando-os no contexto formal e não formal em educação das ciências.
DESTAQUES
9 de Setembro (09:00 – 10:30) Pedro Russo, coordenador internacional do programa Universe Awareness e coordenador internacional do Ano Internacional de Astronomia em 2009, partilhará a sua visão sobre educação em Astronomia e Rebecca Barnes, da Agência Espacial Europeia (ESA) irá abordar os esforços educativos na área do Espaço a nível Europeu.
10 de Setembro (10:00 – 10:30) será anunciada a participação da União Astronómica Internacional na celebração do Ano Internacional da Luz 2015 onde serão anunciados os projetos chave internacionais para a efeméride entre os quais o Cosmic Light Awareness com um forte envolvimento da comunidade portuguesa.
11 de Setembro (16:00 – 17:30) será dinamizado um workshop sobre astronomia tátil. Um evento coordenado por Lina Canas (NUCLIO) e Amélia Ortiz-Gil (Observatório Astronómico de Valência)
EVENTOS SATÉLITE AO ENCONTRO
09 de Setembro (21:00 - 22:00) “Rosetta, a Europa à caça de cometas”, uma palestra pública dada por Matt Tayor cientista do projeto Rosetta da ESA, moderada por Pedro Russo (astrónomo da Universidade de Leiden) no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva em Lisboa (http://www.cienciaviva.pt/esero/iniciativas/?accao=showini&id_i=109).
13 de Setembro 2014 (21:00 - 22:30) uma palestra pública com o astrofotógrafo Babak Tafreshi (da National Geographic Internacional e do programa The World at Night ), seguida de uma observação pública através de telescópios.
14 de Setembro de 2014 (21:00 - 22:30) um workshop público moderado por Pedro Russo, com Babak Tafreshi and Sævar Helgi Bragason (eleito este ano como o Jovem mais promissor da Islândia)
Estes dois últimos eventos realizam-se no âmbito da Iniciativa "Luz Cósmica” um workshop aberto a todos sobre o Ano Internacional da Luz 2015 e realizado no Museu da Luz (http://www.museudaluz.org.pt/101000/1/index.htm), parceiro do projeto Reserva Dark Skies Alqueva (http://www.darkskyalqueva.com/eng/) Um museu localizado na aldeia da Luz, Évora, Alentejo, no emblemático território de Alqueva (a cerca de duas horas e meia de carro de Cascais/Lisboa).
O encontro dedicado à divulgação científica e educação conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e do Centro de Congressos do Estoril e o apoio da Reserva Dark Skies Alqueva, Ciência Viva – Agencia Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
MAIS INFORMAÇÃO
O NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia é uma instituição sem fins lucrativos criada por astrónomos profissionais para divulgação e ensino das ciências. O NUCLIO coordena o programa Galileo Teacher Training Program (GTTP), um dos maiores movimentos de formação de professores a nível mundial, que conta com a participação de mais de 100 países. Em Portugal o NUCLIO é responsável por programas educativos icónicos como a Campanha Internacional de Procura de Asteroides, o Universe Awareness, Astrónomos sem Fronteiras e Dark Skies Rangers.
LINKS
European Planetary Science Congress (http://www.epsc2014.eu)
Astronomy Education Alliance Meeting (http://handsonuniverse.org/astroeducation/)
Núcleo Interactivo de Astronomia (http://nuclio.org)
Galileo Teacher Training Program (http://www.galileoteachers.org)