Primeira Star Party na Reserva Dark Sky Alqueva

Fóruns: 

O céu sobre o lago Alqueva. (Foto: Miguel Claro ©)

A Reserva “Dark Sky” do Alqueva, um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, foi o palco escolhido pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) para observar o Universo. Inserido no programa “Ciência Viva no Verão”, o CAUP desloca-se a Monsaraz e à Herdade do Esporão, para duas noites de observação do céu, a 20 e 21 de julho de 2012.

 

A zona do Alqueva, no Alentejo, foi classificada no final de 2011 como Reserva “Dark Sky” (em português, “céu escuro”), sendo mesmo a primeira do mundo a obter a classificação de “Destino Turístico Starlight”. Estas classificações, atribuídas pela Fundação Starlight, certificam a qualidade do céu noturno do Alqueva e também das atividades turísticas relacionadas com o céu, sendo por isso reconhecidas pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

 

A Fundação Starlight foi criada em 2007 para fazer cumprir a “Declaração para a Defesa do Céu Noturno e para o Direito à Luz das Estrelas”, que classifica o céu noturno como Património Científico, Cultural e Ambiental da Humanidade. Esta declaração foi assinada e reconhecida por organizações internacionais como a UNESCO, o Observatório Europeu do Sul (ESO) ou a UNWTO.

 

Sendo o Alqueva um dos locais com o céu mais escuro de todo o planeta, condição necessária para boas observações astronómicas, o CAUP organiza, em colaboração com a Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira Star Party Alqueva. Esta iniciativa, inserida no programa “Ciência Viva no Verão”, disponibiliza os telescópios do CAUP ao público, para observar o Universo num dos melhores céus do mundo.

 

No dia 20 de Julho a observação ocorre em Monsaraz, e no dia 21 realiza-se na Herdade do Esporão. Como complemento ao programa de Sábado, a Herdade do Esporão disponibiliza um programa especial, com preço promocional e limitado a 100 inscrições, que inclui:

 

13H00: Almoço “Menu Cassiopeia”
15H00: Visita às caves e adegas
15H45: Prova de vinhos
19H30:Vista à Horta acompanhada pelo Chef
20H30: Jantar de degustação "Menu Espiga" com produtos da Horta
22H30: Tertúlia no Jardim “O céu é o nosso limite”
23H00: Observação Noturna

 

Entre Julho e Setembro, o CAUP organiza muitas outras atividades inseridas no programa “Ciência Viva no Verão”. A lista completa destas atividades está disponível em aqui.

 

Mais informações:

  • A Fundação Starlight (em português “luz das estrelas”) é uma iniciativa internacional para a defesa da qualidade do céu noturno, como património científico, cultural e ambiental da Humanidade.
  • O “Ciência Viva no Verão” é um programa, coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Tem por objetivo promover a ciência, tecnologia e até o património junto do público em geral. Astronomia, Biologia, Geologia, Faróis, Castelos e Engenharia são os temas disponíveis na edição de 2012. Mais informações em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2012
  • O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) foi criado em maio de 1989 e iniciou as atividades em outubro de 1990. É uma associação científica e técnica privada da Universidade do Porto, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública. Inscreve entre os seus objetivos apoiar e promover a Astronomia através da investigação científica, da formação ao nível pós-graduado e universitário, do ensino da Astronomia ao nível não universitário (básico e secundário) e da divulgação da ciência e promoção da cultura científica.
    Desde 2000 que é avaliado como "Excelente" por painéis internacionais, organizados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).