Menção honrosa para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica 2023

A edição deste ano das Olímpiadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA) realizou-se em Chorzow, na Polónia, entre 10 e 20 de Agosto de 2023.

Portugal enviou uma equipa composta por cinco alunos: Cátia Sofia Rodrigues Silva da Escola Secundária Inês de Castro, Bruno Ramos Casanova Patrício Ralha do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Madalena Cardoso MotaPedro Leal Azóia da Academia de Música de Santa Cecília, e Filipa Mota Guerreiro Cabrita da Escola Secundária José Saramago. A equipa está de parabéns pelo excelente desempenho demonstrado por todos nas diversas provas incluídas nesta competição. Esta boa prestação culminou com a obtenção de uma menção honrosa pelo estudante Bruno Ralha.

 

A equipa foi liderada por Gustavo A. Rojas, e assistida por Ana Paulino Afonso, Bruno Ribeiro e Jorge Grave a partir de Portugal e Alemanha. A coordenação geral das Olimpíadas está a cargo da Kora Muzic, da direcção da SPA, com o apoio de Pedro Gual, elemento da direcção anterior. Nos meses anteriores à competição, os alunos receberam formação sobre um vasto conjunto de tópicos de astronomia, tanto teóricos como práticos. No fim de semana 28 - 30 de Julho, a equipa reuniu-se com os formadores no Centro Ciência Viva de Constância, onde tiveram oportunidade de treinar observação de céu simulado através de sessões no planetário, praticar a utilização dos telescópios, aumentar os seus conhecimentos sobre o céu noturno e a orientação na esfera celeste. Os alunos também prepararam um poster com o título “Gaia Alerts: Observing Type Ia supernovae with robotic telescopes", mostrando a recolha e a análise de dados de imagem obtidas com telescópios robóticos no Observatório de Las Cumbres, feitas pela equipa Portuguesa. O poster também vai ser apresentado no XXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA), que se realizará em Coimbra de 7 a 9 de Setembro deste ano. 

 

Esta edição da IOAA contou com a participação de 236 estudantes de 50 países. A próxima IOAA será realizada em Agosto de 2024 no Rio de Janeiro, Brasil. As Olimpíadas Nacionais de Astronomia têm lugar todos os anos, sendo que a prova eliminatória decorre normalmente nos meses de Fevereiro ou Março e a final nos meses de Maio ou Junho. A edição de 2024 será anunciada em breve no site da Sociedade Portuguesa de Astronomia.

 

A participação da equipa portuguesa na IOAA 2023 contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva. O tempo de observação para o poster foi obtido com a ajuda do NUCLIO.

 

A equipa Portuguesa nas IOAA 2023 na Polónia.

 

Apresentação da equipa Portuguesa na cerimónia de abertura das IOAA 2023.

 

Bruno Ralha recebeu a menção honrosa das IOAA 2023.