Portugal vence pela primeira vez duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica

Fóruns: 

Portugal vence pela primeira vez duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica

 

Pela primeira vez, estudantes portugueses conquistam medalhas na Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA). Gabriel Alberto Mourão Almeida e Jorge Miguel Bastos da Costa receberam medalhas de bronze durante a XIV International Olympiad on Astronomy and Astrophysics, organizada de forma híbrida em Bogotá, Colômbia, de 13 a 21 de Novembro. Foi o melhor desempenho de sempre de uma equipa portuguesa numa IOAA.

A equipa, formada por Gabriel da Escola Secundária de Santa Maria Maior em Viana do Castelo, Jorge do Colégio de Santa Doroteia em Lisboa e João Nuno da Silva Freitas Cunha da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no Funchal, foi selecionada entre 61 estudantes de ensino secundário que participaram nas Olimpíadas de Astronomia, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). Antes da competição, os estudantes assistiram a aulas promovidas por sócios da SPA sobre tópicos de astronomia e astrofísica.

Atuaram como líderes da equipa Ana Afonso e Gustavo Rojas, e como observadores Bruno Ribeiro, Diogo Ribeiro, e Jorge Grave. A coordenação geral das Olimpíadas é de Pedro Gual.

Esta edição das IOAA contou com a participação de 298 estudantes de 47 países. Os participantes realizaram as provas de forma remota, estando cada equipa reunida num local específico em cada país. No caso de Portugal, as provas decorreram no Instituto Superior Técnico em Lisboa, com apoio logístico de estudantes do Núcleo de Física da mesma instituição.

A próxima IOAA será realizada em Agosto de 2022 em Kiev, Ucránia.

 

As Olimpíadas Nacionais de Astronomia têm lugar todos os anos, sendo que a prova eliminatória decorre normalmente nos meses de Fevereiro ou Março e a final nos meses de Maio ou Junho. A edição de 2022 será anunciada em breve no site da SPA.


 

Gabriel Alberto Mourão Almeida, Jorge Miguel Bastos da Costa e João Nuno da Silva Freitas Cunha durante a prova de Análise de Dados.