Portugal conquista medalha de bronze nas Olimpíadas de Astronomia

 
Equipa portuguesa arrecadou ainda uma menção honrosa
 
 
A delegação portuguesa que viajou até ao Rio de Janeiro, Brasil, para participar na 17ª edição das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica (IOAA 2024), regressa a casa com uma medalha de bronze, ganha por Bruno Ralha, e uma menção honrosa atribuída a Cátia Silva.
 
Bruno Ralha, do Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, em Barcelos, e Cátia Silva, da Escola Secundária Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia, integraram a equipa portuguesa, composta por cinco alunos do ensino secundário, que defrontou 300 participantes de 53 países.
 
Durante 10 dias, os conhecimentos de astronomia e astrofísica destes estudantes foram postos à prova em testes teóricos, práticos e de observação astronómica. Koraljka Muzic, membro da direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA), destaca o “genuíno empenho e dedicação dos cinco estudantes, não só durante a competição, como também na fase de preparação. Os resultados agora alcançados são a prova de que o estímulo à curiosidade e ao pensamento científico nas camadas mais jovens é fundamental para o avanço da ciência em Portugal e para reforçar a posição do país no panorama internacional”.
 
As IOAA realizam-se desde 2007. Trata-se de uma competição internacional para estudantes do ensino secundário, que promove o ensino e os conhecimentos de astronomia e astrofísica. Portugal participa desde 2011, fazendo-se representar pelos alunos vencedores das provas regionais e nacionais das Olimpíadas de Astronomia, promovidas pela SPA.
 
A participação portuguesa nas IOAA 2024 contou com o apoio do Planetário - Casa da Ciência de Braga, Ciência Viva, Fundação Calouste Gulbenkian e Agência Espacial Portuguesa. Os astrónomos Ana Afonso, Bruno Ribeiro, Diogo Ribeiro e Jorge Grave foram os responsáveis pelo programa de preparação da equipa e Gustavo Rojas liderou a delegação portuguesa no Brasil.
 
Bruno Ralha conquistou uma medalha de bronze e Cátia Silva recebeu uma Menção Honrosa pela sua prestação nas IOAA 2024. (Imagem: Gustavo Rojas/SPA)