Medalha de Bronze para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica 2022
Medalha de Bronze para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astrofísica 2022
O estudante Jorge Miguel Bastos da Costa repetiu a proeza do ano passado e voltou a vencer uma medalha de bronze durante a XV International Olympiad on Astronomy and Astrophysics (IOAA), que decorreu em Kutaisi, na Geórgia, entre 14 e 21 de Agosto.
Este ano, Portugal enviou uma equipa de cinco alunos formada pelo Jorge do Colégio de Santa Doroteia em Lisboa, Pedro Leal Azóia e Alexandre Carapeto Delgado da Academia de Música de Santa Cecília, Margarida Maria Amaral Pólvora Doutor da Fonseca do Colégio Pedro Arrupe e Filipa Mota Guerreiro Cabrita da Escola Secundária José Saramago. Estes estudantes foram seleccionados entre os 105 que participaram nas Olimpíadas de Astronomia, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). Antes da competição, os estudantes assistiram a aulas promovidas por sócios da SPA sobre tópicos de astronomia e astrofísica.
A equipa portuguesa foi liderada por Jorge Grave, assistido pelos observadores Ana Afonso, Gustavo Rojas e Bruno Ribeiro, que participaram virtualmente a partir de Portugal. A coordenação geral das Olimpíadas está a cargo de Pedro Gual.
Esta edição da IOAA contou com a participação presencial de 220 estudantes de 41 países, mais 24 estudantes de 6 países que participaram remotamente.
A próxima IOAA será realizada em Agosto de 2023 em Chorzów, Polónia.
A participação da equipa portuguesa na IOAA contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva.
As Olimpíadas Nacionais de Astronomia têm lugar todos os anos, sendo que a prova eliminatória decorre normalmente nos meses de Fevereiro ou Março e a final nos meses de Maio ou Junho. A edição de 2023 será anunciada em breve no site da SPA.
Apresentação da equipa de Portugal na cerimónia de abertura da IOAA 2022.
Chegada da equipa ao aeroporto de Lisboa.