Primeiros dados do satélite Gaia - começa o censo da galáxia
By NelmaS on Qua, 14/09/2016 - 22:00
Fóruns:
Primeiros dados do satélite Gaia - começa o censo da galáxia
A primeira entrega de dados (data release), compilados pelo satélite Gaia da ESA (Agência Espacial Europeia), foi publicada hoje. Composto por mais de um milhar de milhão de estrelas este é o maior catálogo de objetos celestes até agora elaborado.
A caminho de construir o mais detalhado mapa 3D da Via Láctea, o Gaia conseguiu determinar a posição e o brilho aparente de 1142 milhões de estrelas.
Lançado para o espaço há 1.000 dias, o Gaia iniciou a sua missão científica em julho de 2014. Esta primeira entrega de dados corresponde a dados recolhidos durante os primeiros 14 meses de missão, até setembro de 2015.
Do consório internacional Gaia fazem parte mais de 400 elementos; entre eles já contribuiram mais de 20 investigadores e engenheiros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e UNINOVA, cobrindo uma variedade de competências que incluem a Astronomia, Inteligência Artificial, Bases de Dados, Programação, Óptica e Geodesia.
A equipa portuguesa que faz parte do DPAC (Data Processing and Analysis Consortium) do Gaia tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas que permitam a visualizar e tornar inteligíveis, de uma forma global, os dados dos mais de mil milhões de estrelas que compõem esta primeira entrega de dados. É da autoria desta equipa a imagem/mapa da Via Láctea disponibilizada hoje.
Legenda: Grupo na FCUL e Fork Research que desenvolveu os serviços de exploração visual de dados da missão Gaia.
De baixo para cima e da esquerda para a direita: André Moitinho de Almeida (FCUL/CENTRA & Fork Research), Márcia Barros (FCUL/CENTRA), Hélder Savietto (Fork Research), Alberto Krone-Martins (FCUL/CENTRA & Fork Research), Carlos Barata (FCUL/CENTRA).
Para saber mais:
Comunicado de imprensa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Gaia DPAC -- http://www.cosmos.esa.int/web/gaia/dpac/consortium
Sistema de exporação visual interativa que permite analisar os dados dos objetos observadas pelo Gaia, e desenvolvido pela equipa portuguesa: http://gea.esac.esa.int/visualization/index.html