Mais dois asteroides descobertos pelos alunos de escolas portuguesas

Fóruns: 

 

Mais dois asteroides descobertos pelos alunos de escolas portuguesas



As equipas de “Caçadores de Asteroides” da Escola Secundária D. Maria II de Braga e da Escola Básica de Vilar de Andorinho acabaram de ver confirmadas as descobertas de mais dois asteroides, respectivamente, o 2012 VM16 e o 2012 VL62.

 

O asteroide 2012 VM16, descoberto pela equipa de Braga, composta por: J. Vieira, S. Oliveira, M. Batista, B. Soares, I. Costeira e D. Diaz, e ao qual tinha sido atribuída a designação provisória de ESDM004, foi observado, pela primeira vez, no dia 5 de Novembro de 2012. Desde o ano letivo passado (2011-2012) que a Escola Secundária D. Maria II participa nas campanhas de pesquisa de asteroides, tendo sempre como responsável o professor João Vieira. Este é já o segundo asteroide que as equipas desta escola vêem confirmado em campanhas exclusivas para escolas portuguesas, tendo a primeira confirmação, um asteroide da Cintura Principal ao qual se deu o nome de 2012 AK10, ocorrido a 3 de Janeiro de 2012. As equipas desta escola foram também co-descobridoras de 3 outros asteroides, numa das campanhas de 2011-2012 realizadas em parceria com uma escola polaca.


Quanto ao asteroide 2012 VL62, descoberto pela equipa da Escola Básica de Vilar de Andorinho, que tem como coordenadora a professora Paula Carneiro, foi observado a 9 de Novembro de 2012, também numa campanha exclusiva para escolas portuguesas. As equipas desta escola tinham já descoberto um asteroide no ano letivo passado, em Maio de 2012, ao qual foi atribuído o número 2012 JB14.


As campanhas de pesquisa de asteroides nas escolas portuguesas fazem parte de um programa internacional, International Asteroid Search Collaboration (IASC) (http://iasc.hsutx.edu/), que tem como diretor o professor Patrick Miller da Universidade Hardin-Simmons do Texas. Este programa é representado em Portugal pelo NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia (http://www.nuclio.pt/) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

 

Neste momento, as escolas portuguesas estão a participar em duas campanhas do programa All-Portugal Asteroid Search Campaign - campanhas exclusivas para Portugal e às quais pertencem as duas recentes descobertas - e também fazem parte do Team 15 da Pan-STARRS Asteroid Search Campaign, onde o NUCLIO Asteroid Search Team tem como parceiros os alunos da Mililani Middle School do Havai.

 

Escolas que participam na campanha All-Portugal, de 25 de Outubro a 29 de Novembro de 2012:
Escola Secundária da Cidadela - Cascais
Escola Secundária D. Maria II - Braga
Escola Secundária de Alvide - Cascais
Escola Secundária de Matias Aires – Cacém
Escola Básica 2,3 e Secundária D. Martinho Vaz - Castelo Branco
Escola Secundária de Sacavém
Escola Básica 2,3 Cego do Maio - Póvoa de Varzim
Agrupamento de Escolas de Valpaços
Escola Secundária de Serafim Leite - São João da Madeira
Escola Básica 2,3 Matilde Rosa Araújo - Cascais
Escola Básica e Secundária de Santa Maria - Açores
Escola Básica de Vilar de Andorinho
Escola Secundária de Caldas das Taipas
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade - Angra do Heroísmo
Escola Secundaria c/ 2º e 3º ciclos Prof Ruy Luís Gomes - Almada

Escola Secundária Carlos Amarante - Braga

 

Escolas que participam na campanha Pan-STARRS de 12 de Novembro a 17 de Dezembro de 2012:
Escola Secundária da Cidadela - Cascais
Escola Secundária D. Maria II - Braga
Escola Secundária Maria Lamas -Torres Novas
Escola Secundária Augusto Gomes - Matosinhos
Escola Secundária Luís de Freitas Branco - Paço de Arcos
Escola Secundária D. Inês de Castro - Alcobaça
Escola Básica e Secundária da Batalha

 

Em campanhas anteriormente realizadas, tinham sido já 13 os objectos identificados por estudantes portugueses e confirmados pelo Minor Planet Center, organismo que coordena estas descobertas.

 

Esperamos que a maioria das escolas que estão a participar nas novas campanhas tenham a mesma sorte das escolas de Braga e de Vilar de Andorinho e que este ano venham a ser confirmados muitos mais asteroides. De qualquer forma, nunca é demais dizer que o trabalho de todos é igualmente importante, e que pelo simples facto de participarem nestas campanhas os professores e os estudantes estão a dar um contributo muito valioso para a comunidade científica.

 

 

Mais informações podem ser encontradas no site português do programa:
http://nuclio.org/iasc/
geral@nuclio.pt
Ana Costa (coordenadora do projecto : 964 306 389)