A final nacional da 8ª edição das Olimpíadas de Astronomia teve lugar no passado dia 31 de maio e 1 de junho no Observatório Astronómico da Ribeira Grande – Monte das Estrelas – Município de Fronteira e no Centro Ciência Viva de Estremoz.

As Olimpíadas de Astronomia são organizadas, anualmente, pela Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). A final deste ano contou com a presença de onze alunos do ensino secundário de diferentes escolas de todo o país: Caldas das Taipas, Barcelos, Gondomar, Viseu, Alcanena, Coruche, Lisboa, Beja, Ribeira Grande (São Miguel) e Ponta Delgada.

No dia 31 de maio, no Observatório Astronómico da Ribeira Grande – Monte das Estrelas, em Fronteira, realizaram-se as provas da final, uma teórica e uma outra de cariz prático onde os alunos testaram os seus conhecimentos sobre o céu, utilizando os telescópios cedidos pelo Observatório.

No dia 1 de junho e já em Estremoz, teve lugar o programa científico cultural da final, que inclui a apresentação de uma palestra pública apresentada por Alexandre Aibéo (CAUP & ESTGV) com o título “O Sol Tranquilo?”, uma visita à exposição permanente Terra – Um planeta dinâmico no Centro Ciência Viva de Estremoz, um passeio pelo Sistema Solar à Escala de Estremoz e ainda uma visita à pedreira de mármore de Estremoz.

Os premiados são:

  • 1º Prémio – Filipe Matos (Escola Secundária de Vergílio Ferreira – Lisboa)
  • 2º Prémio – Guilherme Machado (Escola Secundária Alves Martins – Viseu)
  • 3º Prémio – Luís Rita (Escola Secundária de Eça de Queirós – Lisboa)
  • Melhor prova prática – Filipe Matos (Escola Secundária de Vergílio Ferreira – Lisboa)