Os nomes de 19 novos "ExoWorlds" ou mundos extrassolares (14 estrelas e os 31 exoplanetas que as orbitam) foram escolhidos por votação pública no concurso NameExoWorlds e reconhecidos pela IAU. Mais de meio milhão de votos oriundos de 182 países contribuíram para a eleição dos nomes oficiais dos novos mundos, traduzindo um interesse verdadeiramente global em astronomia.

Há milénios que as pessoas dão nomes aos objetos celestes, no entanto, a autoridade responsável pela atribuição dos nomes oficiais é a União Astronómica Internacional (IAU). O concurso NameExoWorlds surgiu como a primeira oportunidade dada ao público em geral de atribuir os nomes oficiais a exoplanetas e às suas estrelas. Os nomes vencedores irão ser usados em paralelo com a nomenclatura científica existente, com os devidos créditos para os clubes ou organizações que os propuseram.

A votação terminou a 31 de outubro de 2015, com um total de 573 242 votos que contribuíram para a atribuição de nomes a 31 exoplanetas e 14 "estrelas hospedeiras". Os proponentes dos nomes vencedores, além de terem a oportunidade fantástica de nomear um corpo celeste irão receber uma placa comemorativa da sua importante contribuição para a astronomia.

O público votou nos 274 nomes propostos para os ExoWorlds que foram apresentados por diversas organizações, de 45 países, ligadas à astronomia (iau1511) – organizações que incluíram grupos de astronomia amadora, escolas, universidades e planetários. As propostas vencedoras vieram de diversas partes do globo - 4 da América do Norte (EUA, Canadá), 1 da América Latina (México), 2 da África e Médio Oriente (Marrocos, Síria), 6 da Europa (França, Itália, Holanda, Espanha, Suíça), e 6 da Ásia-Pacífico (Austrália, Japão, Tailândia).

O Grupo de Trabalho do Comité Executivo da IAU para a Escolha Pública dos Nomes de Planetas e Satélites Planetários validou individualmente todas os nomes vencedores da votação, conforme as normas estipuladas, e fez, quando necessárias, alterações adequadas às propostas originais, em pleno acordo com os proponentes.

Porém, após longa deliberação, a Comissão decidiu anular a votação relativa a um ExoWorld em particular - tau Boötis – já que o nome vencedor não estava em conformidade com as normas da IAU para a atribuição de nomes a exoplanetas. Por esta razão, a IAU irá organizar um novo concurso para decidir o futuro nome de tau Boötis.

Os nomes escolhidos identificam-se com os de diferentes figuras mitológicas da multiplicidade de culturas que surgiram ao longo da história, e também com os de cientistas famosos, personagens de ficção, cidades da antiguidade e palavras selecionadas de línguas antigas:

Estrela14 AndromedaeVeritate
Planeta14 Andromedae bSpe
Estrela18 DelphiniMusica
Planeta18 Delphini bArion
Estrela42 DraconisFafnir
Planeta42 Draconis bOrbitar
Estrela47 Ursae MajorisChalawan
Planeta47 Ursae Majoris bTaphao Thong
Planeta47 Ursae Majoris cTaphao Kaew
Estrela51 PegasiHelvetios
Planeta51 Pegasi bDimidium
Estrela55 CancriCopernicus
Planeta55 Cancri bGalileo
Planeta55 Cancri cBrahe
Planeta55 Cancri dLippershey
Planeta55 Cancri eJanssen
Planeta55 Cancri fHarriot
PlanetaAin b (epsilon Tauri b)Amateru
PlanetaEdasich b (iota Draconis b)Hypatia
Estrelaepsilon EridaniRan
Planetaepsilon Eridani bAEgir
PlanetaErrai b (gamma Cephei b)Tadmor
PlanetaFomalhaut b (alpha Piscis Austrini b)Dagon
EstrelaHD 104985Tonatiuh
PlanetaHD 104985 bMeztli
EstrelaHD 149026Ogma
PlanetaHD 149026 bSmertrios
EstrelaHD 81688Intercrus
PlanetaHD 81688 bArkas
Estrelamu AraeCervantes
Planetamu Arae bQuijote
Planetamu Arae cDulcinea
Planetamu Arae dRocinante
Planetamu Arae eSancho
PlanetaPollux b (beta Geminorum b)Thestias
EstrelaPSR 1257+12Lich
PlanetaPSR 1257+12 bDraugr
PlanetaPSR 1257+12 cPoltergeist
PlanetaPSR 1257+12 dPhobetor
Estrelaupsilon AndromedaeTitawin
Planetaupsilon Andromedae bSaffar
Planetaupsilon Andromedae cSamh
Planetaupsilon Andromedae dMajriti
Estrelaxi AquilaeLibertas
Planetaxi Aquilae bFortitudo

A lista completa dos resultados, incluindo a contagem dos votos, os nomes proponentes e respetivas citações foi publicada no site IAU NameExoWorlds.

Portugal participou, através do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, com uma proposta para o sistema Mu Arae, da constelação de Ara, situado a aproximadamente 50,6 anos-luz. Os nomes sugeridos foram os seguintes: Lusitânia, para a estrela mu Arae, e Caravela, Adamastor, Esperança e Saudade para os respetivos planetas do sistema. A proposta portuguesa foi a segunda mais votada para este sistema, cabendo a vitória à proposta espanhola, do Planetário de Pamplona, com uma homenagem a Cervantes e às personagens da sua célebre obra “Dom Quixote de La Mancha”.

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa da IAU 1514; a responsável pela tradução é Teresa Direitinho do NUCLIO.

Comunicado de Imprensa (PDF)