Anúncio do ESO 13028: Ministros austríaco e português visitam o Observatório do Paranal do ESO

Fóruns: 

 

 

O Ministro federal austríaco da Ciência e Investigação, Karlheinz Töchterle, e o Ministro português da Educação e Ciência, Nuno Crato, visitaram o Observatório do Paranal do ESO no dia 15 de março de 2013, no âmbito das suas visitas oficiais ao Chile. Os Ministros e a suas delegações foram acolhidos pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw.

 

Os Ministros Töchterle e Crato visitaram o topo do Cerro Paranal onde se situam os telescópios, a uma altitude de 2635 metros.  Daí puderam apreciar a região desértica que se estende a toda a volta, o observatório, o vizinho Cerro Armazones e o Oceano Pacífico. Os Ministros assistiram à abertura dos telescópios antes do começo da noite de observações e admiraram  o magnífico pôr do Sol a partir da plataforma.

 

Mais tarde, ambos os ministros visitaram a sala de controlo do telescópio, tendo interagido com os astrónomos que observavam com o Very Large Telescope.

 

Durante a sua visita, o Ministro Töchterle percorreu o famoso “Caminho das Estrelas”, caminho que leva da Residencia do Paranal, situada a 2400 metros acima do nível do mar, até ao topo do Cerro Paranal.

 

À noite os dois ministros participaram, com pessoal do observatório, numa informal "festa de estrelas" observando alguns dos objetos do céu austral através de um telescópio amador de grandes dimensões.

 

Antes de visitar o Paranal, os Ministros Töchterle e Crato assistiram à inauguração oficial do ALMA (ver eso1312), o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, uma parceria global entre o ESO, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é o maior observatório astronómico que existe à face da Terra.

 

Links:

 

A nota de imprensa, imagens e vídeos estão disponíveis em:

http://www.eso.org/public/portugal/announcements/ann13028/

 

 

 

Nesta fotografia vemos os Ministros, com o Diretor Geral do ESO, a observar a Lua em Quarto Crescente através de um telescópio de pequenas dimensões, na plataforma do VLT. Uma das unidades do VLT é visível ao fundo.