A Lua na Ponta dos Dedos
A Lua na Ponta dos Dedos
No passado dia 25 de janeiro, na ACAPO do Porto, realizou-se a atividade de astronomia inclusiva “A Lua na Ponta dos Dedos”. Apesar de as condições atmosféricas não terem permitido a observação da Lua, os participantes exploraram, através do tato, as principais características que compõem os telescópios. Desta forma aprenderam como funcionam, como permitem observar a Lua e outros objetos celestes e como captam a luz que nos chega à Terra. De forma complementar e com a ajuda de um modelo da lua tátil, foi ainda possível explorar as principais características da Lua, como crateras, montanhas e mares que poderiam ser observadas através do telescópio caso as condições atmosféricas fossem favoráveis.
Dos cerca de vinte participantes contavam-se pessoas cegas, com baixa visão e nomo-visuais. Dado o sucesso e interesse despertado por esta iniciativa, foi desde já agendada uma nova atividade numa nova data a designar.
Esta iniciativa foi uma colaboração conjunta entre a ACAPO - Delegação do Porto e as entidades +CIÊNCIA, NUCLIO, GalileoMobile e Europlanet.
Mais informações: Lina Canas | Pedro Borges Silva