Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto "Participação no Observatório Pierre Auger"

Fóruns: 

 

Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto "Participação no Observatório Pierre Auger"


Cargo/posição/bolsa: BI - CERN/FP/123611/2011 BI


Referência: Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto "Participação no Observatório Pierre Auger", com a referência CERN/FP/123611/2011 - FCOMP-01-0124-FEDER-022826


Anúncio: Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para mestre no âmbito do Projeto "Participação no Observatório Pierre Auger", FCOMP-01-0124-FEDER-022826, com a referência CERN/FP/123611/2011 financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).


Mais informações aqui.


Área Científica: Física, Raios cósmicos.


Requisitos de admissão: Requisitos de admissão: Mestres em Física.


Plano de trabalhos: Esta bolsa destina-se a um mestre em Física, de preferência com experiência em análise de dados de raios cósmicos de alta energia. O trabalho será realizado no âmbito da colaboração Pierre Auger, focado nos dados dos detectores de Fluorescência do seu observatório, em particular nos dos novos telescópios HEAT – que complementam os anteriores, com observação a maiores ângulos do solo.
O objectivo concreto do trabalho é o de quantificar o acréscimo em resolução na reconstrução dos perfis longitudinais dos chuveiros às várias escalas de energia observáveis. A resolução com que são observados estes perfis é um parâmetro fundamental para a possível extração de secções eficazes e separação dos vários tipos de partículas primárias nos raios cósmicos de alta energia.
Para além do HEAT, a colaboração prepara o desenho de novos detectores a instalar no futuro. O estudo sistemático dos factores que contribuem para o aumento da resolução nos perfis ajudará na definição dos requerimentos para este desenho.


Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e Regulamento de Bolsas do LIP.


Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) sob a orientação científica da Dr.ª Sofia Andringa.


Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto a 5 de julho de 2012.


Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).


Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e experiência na área pretendida, com a respectiva valoração de 50% e 50%.


Composição do Júri de Selecção: Prof. Gaspar Barreira, Prof. Mário Pimenta e Dr.ª Sofia Andringa.


Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente em local visível e público do LIP sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.


Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de junho a 3 de julho de 2012.


As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e certificado de habilitações.
As candidaturas deverão ser enviadas por email para sandra@lip.pt ou por correio para:
LIP
A/C Sandra Dias
Av. Elias Garcia,
Nº 14 - 1º
1000-149 Lisboa
Portugal